
Atividades

Alimentos sustentáveis
Venha provar alimentos com ingredientes sustentáveis - microalgas, insectos e bolotas. Atreve-se?
Equipa: Cristiana Nunes e Anabela Raymundo
Vinbot - Um robot que monitoriza a vinha do ISA
O Vinbot é uma plataforma terrestre que utiliza um conjunto de sensores para monitorizar a vinha. O objetivo principal do robô é estimar o rendimento final da vinha; no entanto, a panóplia de sensores tem potencial para muito mais.
Equipa: Gonçalo Victorino e Marin Petrovic


Centro de Investigação das Ferrugens do Cafeeiro (CIFC/LEAF): Portugal na rota do café
Esta proposta pretende dar a conhecer a investigação desenvolvida no CIFC/LEAF sobre as principais doenças do cafeeiro (ferrugem alaranjada e antracnose dos frutos verdes), e o seu impacto mundial na produção de café. Este centro de investigação único no mundo detém coleções inigualáveis de cafeeiros e fungos patogénicos, e, em estreita colaboração internacional, tem tido um papel determinante para o controlo das doenças contribuindo para o melhoramento do cafeeiro, tendo originado, direta ou indiretamente, mais de 90% das variedades resistentes atualmente cultivadas por todo o mundo. De uma forma divertida e interativa, os participantes desta atividade serão introduzidos ao ciclo de vida do cafeeiro, podendo ver de perto as transformações que ocorrem numa planta até produzir o fruto e a semente (grão de café), e ainda observar as grandes diferenças que existem na natureza entre várias espécies de cafeeiros. Os visitantes terão ainda a oportunidade de observar os sintomas provocados por estas doenças, e o correspondente desenvolvimento dos fungos à lupa e ao microscópio, e, no final, levar para casa uma planta de café.
Equipa: Dora Batista, Maria do Céu Silva, Vítor Várzea, Ana Paula Pereira, Leonor Guerra-Guimarães, Helena Azinheira, Inês Diniz e Sílvia Tavares
Microbioma do solo da vinha e sua relevância para um ótimo desempenho da videira: projetos em curso
Os projectos em curso relacionados com microrganismos mutualistas das raízes da videira destinam-se ao estudo da diversidade de fungos micorrízicos arbusculares em diferentes vinhas portuguesas, e ao isolamento destes fungos e bactérias promotoras do crescimento vegetal. Estes microrganismos do solo estão a ser caracterizados com base nos seus efeitos benéficos para as plantas face a desafios climáticos (stress térmico) e edáficos (contaminação por cobre, salinização do solo) em solos de vinhedos.
Equipa: Amaia Nogales, Rosalba Fors e Sara Ferrario


Ovos e galinhas
Está convidado a descascar mitos sobre ovos e galinhas: quais os melhores ovos para comer? O que afecta a qualidade do ovo? De que são feitas as rações?
Equipa: Madalena Lordelo
Qual a importância de identificar heras?
Toda a gente sabe o que é uma hera, mas perante uma determinada hera, a que espécie esse espécime pertencerá? E isso é importante? Algumas espécies de heras são nativas de Portugal, algumas até endémicas, mas outras são exóticas. Diferirão no seu interesse ornamental e na sua importância ecológica?
Equipa: Pedro Talhinhas e João Cunha Ferreira


Fertilização de pomar de macieiras com estrumes e chorumes
O ensaio do pomar visa melhorar o ciclos de azoto, fósforo e carbono nos sistemas agro-pecuários, utilizando efluentes pecuários para a substituição parcial de fertilizantes de síntese. Deste modo, espera-se a manutenção da produtividade alta da cultura e a diminuição dos impactes ambientais causados pelo uso de fertilizantes minerais, enquanto se promove a economia circular dentro do sector. Neste ensaio foram avaliados os efeitos desta substituição na emissão de gases com efeito de estufa e na produção da cultura.
Equipa: Catarina Esteves e David Fangueiro
Adega Belém Urban Winery:
Start-up de adega
urbana no coração de Lisboa
Adega Belém é uma adega urbana no centro de Belém gerida por dois antigos alunos de enologia e viticultura do ISA, um ainda membro associado do LEAF. Processa uva branca plantada na vinha da Tapada da Ajuda. Oferece um conceito totalmente novo de adega, levando a actividade de vinificação ao centro da urbe, tornando-a assim transparente, acessível e até participativa.
Equipa: David Picard e Catarina Moreira


À descoberta da bioenergia a partir de resíduos urbanos e agroindustriais
Como obter um biocombustível (biogás) a partir dos resíduos gerados nas zonas urbanas e agroindustriais?
Sabia que ao potenciar sinergias entre o mundo urbano e o mundo rural é possível aumentar a recuperação de bioenergia?
Já pensou na importância da cidadania participativa para a transição energética e mitigação das alterações climáticas?
Equipa: Elizabeth Duarte, Rita Fragoso, André Azevedo e Inês Silva
Fertilização de hortícolas com chorumes animais
Principais objectivos do Projecto CleanSlurry. Visita ao ensaio de campo de produção de tomate, composto por 18 talhões, aos quais foram aplicados ao longo do tempo 6 tratamentos de fertilização: chorume de porco não higienizado, chorume de porco higienizado por métodos diferentes e sem aplicação de fertilizante. Medição in situ de gases de efeito estufa.
Equipa: Joana Rodrigues e Tiago Coelho

Tudo comestível-o mundo dos alimentos fermentados alternativos produzidos no LEAF
Prova de diversos produtos fermentados (alimentos e bebidas) produzidos no âmbito dos projetos de investigação realizados no Laboratório de Bioenergética Microbiana (FermentedFoods, VEGarum, DipVeg+, FermentedVegAlgae) tais como miso de chicharo, tempeh de tremoço e grão, amazaké, kombucha, folhas e caules de beterraba e brássicas ou algas fermentadas. Os produtos estão a ser desenvolvidos numa ótica de sustentabilidade, valorizando espécies locais pouco utilizadas e subprodutos da indústria agro-alimentar.
Equipa: Catarina Prista, Rafaela Santos, Maria Ramos, Ana Catarina Costa, Marta Saloio, Sofia Carapinha, Gonçalo Soeiro
Optimização de técnicas culturais em horticultura
Neste stand será possível visitar diferentes culturas hortícolas, produzidas com substratos, fertilizantes ou formas de condução alternativas. A produção hortícola será apresentada numa perspectiva de circularidade e sustentabilidade, salientando-se o relevo da interacção solo-planta-homem e a importância neste contexto do solo nas suas vertentes fisico-química e biológica.
Equipa: Mariana Mota


Prova de queijos verdes e sustentáveis com microalgas
Prova sensorial de alguns dos tipos de queijo em desenvolvimento pela indústria de Queijos Santiago no âmbito do projeto ANI LISBOA-01-0247-FEDER-045279.
Equipa: Cristiana Nunes e Rita Falcão
Interações parasitas, animais e meio ambiente
Os parasitas animais assumem uma grande importância nos mais diversos ecossistemas, uma vez que nestes circulam várias espécies de hospedeiros vertebrados, incluindo os humanos, que eliminam as formas parasitárias para o meio ambiente, potencialmente infetantes para outros hospedeiros, perpetuando-se deste modo a manutenção do ciclo de vida.
Acresce mencionar que alguns parasitas possuem hospedeiros invertebrados no seu ciclo de vida, nomeadamente de moluscos dulçaquícolas ou anfíbios, sendo o contacto com as coleções de água a forma como o hospedeiro vertebrado se infecta. Salienta-se ainda que alguns parasitas podem transmitir outros agentes patogénicos (vírus, bactérias, protozoários, entre outros) aos animais e humanos, como é o caso das carraças, moscas e mosquitos.
A atividade proposta pretende dar a conhecer alguns parasitas de animais domésticos e silvestres, seus habitats e as suas implicações em saúde, através da exposição de painéis e da observação direta de exemplares de parasitas.
Equipa: Fernando Lagos Costa, Maria do Carmo Nunes e Fernanda Rosa


O que é um herbário? E um algário?
Mostraremos como fazer um herbário, ou um algário, os cuidados devidos na colheita, na identificação e na secagem das plantas ou das algas.
Equipa: Pedro Arsénio, Paula Paes e João Canilho
